Dentista nascida em Papanduva leva o nome da cidade para a Polônia ensinando ortodontia
A odontologia brasileira tem ganhado reconhecimento internacional através da trajetória da cirurgiã-dentista Daiana Pereira, profissional nascida em Papanduva e atualmente residente em Monte Castelo (SC). Há três anos, ela atua na Polônia, onde ministra aulas de pós-graduação em ortodontia na Universidade de Varsóvia.
Com 15 anos de experiência na área, Daiana representa com orgulho a excelência da odontologia do Brasil e leva consigo o nome de Papanduva, cidade onde nasceu e iniciou sua trajetória profissional.
“Nasci em Papanduva, minha família é daí e já trabalhei na Prefeitura. Tenho muito carinho por essa cidade”, destaca.
De origem ucraniana, Daiana conta que encontrou na Polônia uma cultura próxima à sua, o que tornou a adaptação mais natural.
Seu marido, Dr. Daniel Tocolini, é Doutor e PhD em Ortodontia, além de autor do livro TControl System, obra que foi traduzida para o idioma polonês e tem contribuído para a formação de novos profissionais no país.
Durante uma de suas aulas, foram apresentadas fotos da comemoração de 11 de novembro — Dia da Independência da Polônia — realizadas em Papanduva, que apareceram no telão da universidade.
O gesto emocionou a todos nós papanduvenses e reforçou a forte conexão cultural entre os dois países.
A história de Daiana é motivo de orgulho para Papanduva, mostrando que o talento e a dedicação dos profissionais nascidos na cidade ultrapassam fronteiras e ajudam a levar o nome do município e do Brasil para o mundo.