-
Ilustração (Fotos: RICARDO WOLFFENBUTTEL)
Proteção e Defesa Civil alerta para chuva intensa e volumosa
A aproximação de um ciclone extratropical provoca instabilidade no tempo ao longo desta semana em Santa Catarina. A condição gera chuva intensa, temporais isolados e rajadas de vento entre terça-feira (09) e quarta-feira (10). A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC/SC) alerta para risco moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas e destelhamentos.
Na terça-feira (09), na medida em que o ciclone avança em direção ao estado, as instabilidades aumentam. A chuva segue persistente, por vezes intensa em curtos períodos de tempo, especialmente nas áreas litorâneas e serranas próximas. O risco é alto para ocorrências associadas, principalmente alagamentos e enxurradas. No Litoral, as rajadas de vento ficam mais fortes, podendo atingir 70 km/h.
Na quarta-feira (10), o ciclone se afasta para alto mar e a instabilidade perde força. No entanto, o vento aumenta, com rajadas entre 60 e 80 km/h na maior parte das regiões. Nas áreas costeiras e serranas, essas rajadas podem alcançar até 100 km/h em alguns momentos. Ainda são esperadas pancadas de chuva rápidas, mas com risco reduzido de ocorrências.
O mar também fica agitado ao longo da quarta e quinta-feira (11), com risco de ressaca e ondas entre 3,0 m e 3,5 m, com picos de até 4,0 m em alto mar no Litoral Sul. Na quinta-feira, porém, já não há condição para chuva, e o vento passa a soprar de sudeste.
Na sexta-feira (12), a formação de um novo sistema de baixa pressão entre o Paraguai e o oeste da Região Sul volta a deixar o tempo instável, com condições para temporais e chuva pontualmente intensa.
Ciclone atípico
De acordo com meteorologistas da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e da Epagri/Ciram, o ciclone extratropical previsto para esta semana é considerado atípico por se desenvolver em um período mais quente do ano e por se formar muito próximo da costa, entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.
Outro aspecto incomum é a pressão atmosférica mais baixa do que a observada normalmente, além do deslocamento lento do sistema — fatores que aumentam seus impactos sobre o estado. Com isso, os efeitos do ciclone devem se estender desde seu processo inicial de formação até seu afastamento esperado para quinta-feira (10).
-
Ciclone extratropical deve intensificar chuva, vento e agitação marítima entre terça e quinta-feira em Santa Catarina, com risco moderado a alto para ocorrências (Fotos: Defesa Civil SC)
Previsão do tempo para Canoinhas
A região de Canoinhas deve seguir sob influência das instabilidades provocadas pela passagem do ciclone extratropical ao longo desta semana. Para esta terça-feira (09), a previsão indica sol entre nuvens e temperaturas amenas, com máxima próxima de 23°C e mínima de 18°C. Apesar da maior presença de nebulosidade, o dia deve permanecer relativamente estável.
Já na quarta-feira (10), com o afastamento gradual do ciclone para alto-mar, há possibilidade de pancadas de chuva rápidas, especialmente entre a manhã e o período da tarde. As temperaturas variam entre 13°C e 24°C, com queda mais acentuada nas primeiras horas do dia. Mesmo com a diminuição das instabilidades, rajadas de vento podem persistir, acompanhando a tendência registrada em boa parte do estado.
A Defesa Civil recomenda atenção a mudanças bruscas no tempo e reforça a importância de acompanhar atualizações meteorológicas oficiais.
Recomendações da Defesa Civil
Em caso de temporal, mantenha-se em ambiente abrigado, afastado de janelas e objetos que possam ser arremessados. Evite transitar próximo a árvores, placas, muros e postes de energia. Jamais atravesse ruas alagadas ou estruturas submersas, como pontes e pontilhões.
A SDC/SC reforça a importância de acompanhar atualizações e alertas oficiais nos próximos dias.
Tags
- ciclone
- ciclone extratropical
- Santa Catarina
- Tempo
- vento
Deixe seu comentário