Casamento Comunitário une mais de 100 casais em cerimônia promovida pela Prefeitura de Mafra e Cartório de Registro Civil

Por Ascom

Divulgação

Em uma tarde marcada por emoção, celebração e mensagens sobre união familiar, a Prefeitura de Mafra, em parceria com o Cartório de Registro Civil, Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas de Mafra, realizou no sábado, dia 06, a cerimônia de casamento comunitário que oficializou a união de 123 casais no salão de eventos do Espaço Álamos. A solenidade contou com a presença de autoridades municipais, familiares e padrinhos especialmente escolhidos para o momento.

Os casais foram acolhidos pelos padrinhos da cerimônia: o prefeito Emerson Maas e a primeira-dama Marcela Maas, além do vice-prefeito Carlos Alberto Nitz e sua esposa Regiane Nitz. Também prestigiaram o evento o presidente da Câmara Municipal, José Marcos Witt, o secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cidadania, João Lázaro Lelis Ferreira, o secretário de Administração, André Rafael Hack a secretária de Assistência Social, Danielle Kondlatsch, e o ex-prefeito de Três Barras, Eloi José Quege.

Amor, diálogo e parceria

O celebrante William Lopes abordou, de forma leve e acolhedora, o significado do matrimônio. Em sua fala, ressaltou que o casamento vai além de uma assinatura ou formalidade. “É parceria, amizade, carinho e dedicação. É cuidar do outro como se cuida de si mesmo”, disse.

Lopes destacou a importância do diálogo, do respeito e da convivência cotidiana, lembrando que o amor “tudo supera”, inclusive dificuldades financeiras, rotina e desafios da vida. Ele incentivou os casais a manterem hábitos simples de convivência, como conversar mais, dividir responsabilidades e valorizar os pequenos gestos que fortalecem a relação.

Autoridades celebram iniciativa e destacam valor da família

O presidente da Câmara, José Marcos Witt, parabenizou os casais e elogiou a organização do evento. “Uma cerimônia digna, muito bem elaborada, que ficará na história de Mafra”, afirmou.

Em seguida, o vice-prefeito Carlos Alberto Nitz destacou o papel das famílias no desenvolvimento da cidade e agradeceu à equipe da Assistência Social pelo cuidado com os detalhes. “Uma cidade é feita de famílias, e trabalhamos diariamente para oferecer qualidade de vida a todas elas”.

O prefeito Emerson Maas, padrinho dos casais, reforçou a importância do momento e lembrou que muitos já conviveram por anos e decidiram agora formalizar a união. “O casamento tem desafios, mas quando superados juntos tornam o casal mais forte e feliz. Este é um dia histórico para Mafra”, disse. Maas também mencionou os avanços e conquistas recentes do município e a importância de cultivar uma cidade que pensa e age de forma positiva.

Enfim, casados!

A convite do prefeito, o pastor Elias, realizou a benção dos casais. Entre lágrimas de emoção, beijos e abraços, os casais finalmente obtiveram a certidão que tanto sonhavam. Este foi o caso de Benjamin e Luzia Pierin da Luz, de 75 e 68 anos. Eles relataram que se conheceram em um baile, há 18 anos. Segundo Dona Luzia, o primeiro olhar já revelou que ali poderia começar uma história. Seu Benjamim contou que sentiu o mesmo. Desde então, passaram a viver juntos. Ele explicou que, inicialmente, o convite para que ela fosse morar em sua casa não tinha a intenção imediata de formalizar uma união. Entretanto, com o tempo, a convivência se fortaleceu, o carinho entre as famílias cresceu e, após 18 anos, decidiram oficializar o casamento. Seu Benjamim destacou o quanto admira a companheira, descrevendo-a como “uma mulher guerreira, que sempre o apoiou”. Entre as atividades que mais gostam de fazer juntos, citaram descansar lado a lado e, sempre que possível, dançar. Dona Luzia, que conhece o vereador Wittinho, recebeu dele os votos de felicidade. “Ele é um filho de coração para nós”, disse, lembrando que o coração só se fortalece e não envelhece.

Quem aproveitou a oportunidade oferecida pela Prefeitura, foi um dos filhos de Dona Luzia, Alisson Mathias Hack que se casou com Lilian dos Santos Hack, na companhia do filho deles, Arthur, de um ano e nove meses. Eles contaram que decidiram participar da cerimônia coletiva por considerarem “a iniciativa da cidade inovadora e representativa de uma gestão que tem promovido novos projetos”. O casal, que está junto há três anos, contou que foi Alisson quem fez o pedido de casamento. Eles revelaram que, após a oficialização da união, planejam aumentar a família — quem sabe com a chegada de uma menina.

Celebração completa com jantar e valsa

Além da cerimônia civil, os casais participaram de um jantar especial preparado pela organização, com direito a valsa para marcar oficialmente o início da nova fase de suas vidas.

Ao final, a equipe do Cartório de Registro Civil desejou prosperidade às novas famílias, reforçando que o evento simboliza não apenas a formalização documental, mas o início de uma trajetória conjunta baseada em amor, respeito e compromisso.