-
Lançado com o objetivo de promover a inclusão social e o bem-estar da terceira idade. (Fotos: ASCOM)
É uma iniciativa que está em fase inicial, mas que já começa a fazer a diferença", comenta a prefeita Juliana Maciel.
“Com mais ânimo e vontade de viver”. É assim que a dona Maria Rosa Martins se sente após o início das aulas de karatê, viabilizadas pelo Governo de Canoinhas. A moradora do bairro Piedade integra o grupo de aproximadamente 15 mulheres participantes do projeto karatê Atitude 60+, realizado pela gestão do município por meio da Secretaria de Assistência Social. “É algo para ajudar e parece que funciona mesmo, já estou começando a sonhar e vivendo minha vida tranquila. Só tenho a agradecer”, complementa dona Maria.
Lançado com o objetivo de promover a inclusão social e o bem-estar da terceira idade, o projeto utiliza a arte marcial como ferramenta para o desenvolvimento físico, mental e disciplinar. “Este projeto está promovendo mais saúde e qualidade de vida para essas mulheres através do esporte. É uma iniciativa que está em fase inicial, mas que já começa a fazer a diferença”, comenta a prefeita Juliana Maciel.
A fase piloto do projeto terá duração de seis meses, atendendo idosas vinculadas aos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos três Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do município.
“É com muita alegria que vemos o Projeto Karatê Atitude 60+ ganhar vida. Quando pensamos em políticas públicas para a terceira idade, nosso olhar precisa ir além da assistência básica, precisamos falar de humanidade. Este projeto não é apenas sobre ensinar artes marciais, é sobre superação e fortalecimento da mente e da autoestima”, avalia a vice-prefeita Zenilda Lemos.
Entre os objetivos do projeto está combater o idadismo (preconceito etário) e fortalecer valores essenciais como a perseverança, a união e o trabalho em equipe entre seus participantes. "Este projeto é o reflexo de uma gestão que prioriza o ser humano e a inovação na Assistência Social. Estamos entregando uma ferramenta de cidadania que fortalece os vínculos nos nossos CRAS e mostra que a nossa gestão investe na qualidade de vida da nossa população", afirma o secretário de Assistência Social, Vilson Nascimento.
O Projeto Karatê Atitude 60+ conta com mulheres vinculadas às três regiões de atendimento do CRAS em Canoinhas: Sossego, Piedade e Campo d’Água Verde. “Entre os objetivos está o fortalecimento de vínculos, a inclusão social e o desenvolvimento físico, mental e disciplinar com a prática do karatê”, explica a Gerente dos CRAS, Marilin Werka.
As aulas ocorrem todas as terças-feiras, das 9h30 às 10h30, no CRAS Região II, e são ministradas pelo sensei André Simões, que explica que é um projeto social, com aulas voltadas para a saúde da terceira idade, buscando melhorar a coordenação motora, a mobilidade e a articulação. “Tudo isso vem beneficiar a saúde. As pessoas vão ficando mais idosas e é natural do corpo humano que elas vão perdendo a mobilidade, a coordenação até nas suas tarefas no dia a dia, então isso vem suprir essa necessidade para que essas pessoas possam voltar a se movimentar melhor nas tarefas ou até no momento de lazer com a família”, explica Simões.
O professor lembra que, em 2026, os Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) também terão competições de karatê. “Quem sabe poderemos ter atletas representando Canoinhas nessas competições. No momento estamos apenas começando, ainda não temos atletas para disputar a competição, mas se algum deles quiser disputar... A preparação é um pouco diferente desse trabalho que estamos realizando”, finaliza.
O calendário de atividades de 2026 do projeto teve início neste dia 13 de janeiro. A continuidade e a possível expansão do programa para novos grupos dependerão da adesão dos participantes e da procura da comunidade local ao longo deste primeiro semestre.
Tags
- canoinhas
- Inclusão
- Karatê
- Terceira idade
Deixe seu comentário