Governo de Canoinhas auxilia MEIs na entrega da Declaração Anual que se encerra em maio
Até o dia 29 de maio, os Microempreendedores Individuais (MEIs) devem realizar a entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI).
O Governo do Município, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, oferece todo o suporte técnico gratuito para quem deseja realizar o processo de forma rápida e sem burocracia.
“Através da Sala do Empreendedor nós prestamos todo o suporte aos MEIs. Nossa gestão tem o compromisso de apoiar quem trabalha e gera renda para Canoinhas”, afirma a prefeita Juliana Maciel.
Atualmente, Canoinhas conta com aproximadamente 3.500 empresas em atividade no formato Microempreendedor Individual.
“São milhares de canoinhenses que contam com a renda dos MEIs para sustentar suas famílias ou como complemento de renda. Por isso a importância de oferecermos esse suporte”, comenta a vice-prefeita Zenilda Lemos.
A declaração pode ser realizada de forma online, por meio do portal do Governo Federal, ou presencialmente, na Sala do Empreendedor, que fica no prédio da Prefeitura de Canoinhas.
“Para atendimento presencial, o munícipe deverá apresentar um documento oficial com foto, o número do CNPJ e a soma do valor total do faturamento bruto referente ao ano de 2025”, explica a coordenadora da Sala do Empreendedor, Juliana Batistoti.
Vale lembrar que o limite de faturamento anual do MEI é de R$ 81.000,00, ou valor proporcional aos meses de atividade no caso de abertura da empresa durante o ano. Esse valor corresponde a uma média mensal de R$ 6.750,00, conforme orientações do Governo Federal.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Osvaldo Roberto Romanovski, orienta que, embora o prazo para a Declaração Anual do MEI se encerre no dia 29 maio, o ideal é que não seja deixado para última hora. “Através da Sala do Empreendedor trabalhamos para que o MEI canoinhense evite multas e foque no que realmente importa: o sucesso e o crescimento do seu empreendimento”, afirma o secretário.
A Sala do Empreendedor atende de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h.