23 de Janeiro: Três Barras comemora 65 anos de Emancipação.

Situada no Planalto Norte Catarinense e um dos principais municípios da Região do Contestado, Três Barras é conhecida pela diversidade étnica, cultural e turística.

Por Tathiane Karine Hesse Gonçalves

Homenagem da Prefeita do Município, Ana Claudia Quege.

Situada no Planalto Norte Catarinense e um dos principais municípios da Região do Contestado, Três Barras é conhecida pela diversidade étnica, cultural e turística.

A riqueza de seu Patrimônio Histórico e Cultural faz da cidade uma referência para pesquisadores, cineastas e historiadores de todo o País.

Com população estimada de 19 mil habitantes, a cidade sobressai pelas belezas naturais e pelo modo simples e hospitaleiro do seu povo.

Três Barras está inserida no Roteiro Turístico – Caminhos do Contestado, composto por mais 11 municípios da região, sendo uma das principais cidades do roteiro devido o seu valor Histórico e Cultural.

COLONIZAÇÃO
Sua origem se deu através do povo Caboclo, Portugueses, Poloneses, Ucranianos, Libaneses e com a Instalação da Southern Brazil Lumber and Colonization Company instalada em 27 de maio de 1909, a qual deixou um rico acervo Histórico com prédios antigos que hoje abriga o Campo de Instrução Marechal Hermes (CIMH), parte dos livros de registros da Companhia encontram-se no Museu do Patrimônio Histórico de Três Barras.
A cultura do município está ligada intimamente à formação de sua gente, revelando usos e costumes, folclore tradicional, história e atividades locais.

O povo tranquilo e alegre manifesta-se através da música, da dança, das artes plásticas, do artesanato e do lazer.
Para quem gosta de estar em contato com a natureza, Três Barras proporciona aos visitantes trilhas ecológicas, hospedagem aconchegante no Meio Rural Familiar com culinária rica em sabores coloniais.