-
Google lança 'Personal Intelligence' na busca que já leva IA. Agora, fotos e e-mails podem ajudar a embasar resultados da pesquisa (Fotos: Divulgação)
Informações pessoais de outros aplicativos do grupo agora poderão ajudar a embasar resultados
O Google, da Alphabet, está lançando uma nova opção para personalizar os resultados de busca ao recorrer a dados do usuário provenientes de outros aplicativos do gigante da tecnologia — sua mais recente tentativa de se manter à frente da concorrência de empresas como a OpenAI.
O novo recurso, parte de uma oferta chamada Personal Intelligence, dará às pessoas a opção de adaptar os resultados no modo de busca com inteligência artificial usando dados de suas contas do Gmail e do Google Fotos.
Como funciona a ferramenta
Quem estiver procurando, por exemplo, um roteiro de viagem poderá encontrar sugestões mais relevantes com base em reservas de hotéis em seus e-mails e em imagens de viagens anteriores, informou o Google.
Isso “transforma a Busca em uma experiência que parece exclusivamente sua ao conectar os pontos entre seus aplicativos do Google”, disse Robby Stein, vice-presidente de produto da busca do Google, em uma publicação no blog da empresa.
O Google, há muito tempo dominante nas buscas online, tem enfrentado novas ameaças de startups de inteligência artificial como OpenAI e Perplexity AI, que oferecem formas alternativas de encontrar informações. Mas o Google também dispõe de um acervo único de dados pessoais de seus usuários, que pode ajudar a diferenciar seus produtos.
Na semana passada, a empresa anunciou que seu assistente de IA, o Gemini, agora pode acessar proativamente dados dos usuários em serviços como Gmail, Busca, Fotos e YouTube.
Quem poderá usar o recurso
O recurso Personal Intelligence está disponível, por enquanto, apenas para assinantes pagos dos planos Google AI Pro e AI Ultra. O acesso será automático para assinantes elegíveis desses planos nos Estados Unidos.
A empresa afirmou que não utilizará informações do Gmail nem fotos para treinar seus modelos de inteligência artificial. O recurso experimental está disponível para contas pessoais do Google e não para usuários do Workspace (para empresas, corporações ou instituições de ensino).
Tags
- IA
- tecnologia
Deixe seu comentário