Catarinenses têm mais quatro dias para contribuir com fundos estaduais do Idoso e da Infância e Adolescência

Contribuintes ainda podem destinar parte do Imposto de Renda aos fundos estaduais da infância, adolescência e do idoso

Por Tathiane Karine Hesse Gonçalves

IR- Fundos estaduais da Infância e Adolescência (FIA) e do Idoso (FEI).

O Governo do Estado alerta que o prazo final para os catarinenses garantirem a manutenção de parte dos tributos federais em Santa Catarina termina na próxima sexta-feira, dia 29, último dia para a entrega da declaração do Imposto de Renda. Por meio dela, é possível contribuir com os fundos estaduais da Infância e Adolescência (FIA) e do Idoso (FEI), destinando recursos para projetos sociais no estado.

Como fazer a destinação no Imposto de Renda

Segundo a vice-governadora Marilisa Boehm, quem ainda não entregou a declaração pode conversar com o contador e pedir a destinação. O próprio programa da Receita Federal informa quanto pode ser direcionado aos fundos. Depois, basta pagar o DARF e o valor retorna na restituição do Imposto de Renda.

Quem já enviou a declaração, mas não realizou o aporte, ainda pode colaborar por meio de uma declaração retificadora. A destinação é feita no modelo por deduções legais, dentro da área “Doações Diretamente na Declaração”, escolhendo entre o Fundo Estadual da Infância e Adolescência ou o Fundo Estadual do Idoso.

Paso a passo e atenção ao pagamento

Ao acessar essa área, o contribuinte deve selecionar Santa Catarina na lista de estados, indicar o valor desejado e emitir o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF). O pagamento deve ser feito em uma agência bancária ou pelo aplicativo do banco, pois sem a quitação o procedimento não é válido e pode gerar multa.

Recursos para projetos sociais em SC

A campanha IR com Propósito foi lançada pelo governo catarinense em dezembro de 2025 para incentivar essa prática. A iniciativa busca ampliar os recursos que permanecem no estado e financiam ações voltadas a crianças, adolescentes e idosos, com impacto direto na qualidade de vida da população.

Como exemplo da relevância desses fundos, em junho de 2025 o governo lançou editais do FEI que somaram R$ 50 milhões para projetos voltados à população idosa, sendo metade para entidades da sociedade civil e metade para órgãos governamentais. Para o Conselho Estadual do Idoso, a efetivação dos fundos devolve à sociedade recursos em ações que fortalecem o envelhecimento com mais qualidade e dignidade.