15 pessoas estão desalojadas em Canoinhas

O nível do Rio Canoinhas continua subindo em Canoinhas: passou de 6,50 metros nesta quinta, para 6,60 metros na manhã desta sexta-feira, 11. Atualmente 15 pessoas deixaram suas casas; mas optaram por irem para casa de familiares ou rede de apoio.

Por Tathiane Karine Hesse Gonçalves

15 pessoas estão desalojadas em Canoinhas

A prefeitura está com nove abrigos já certificados pelo Plano de Contingência à disposição das famílias.

Nesta sexta-feira, 11, segundo a Defesa Civil, as instabilidades se intensificam em Santa Catarina com a formação do ciclone extratropical no oceano entre o Litoral de SC e do Rio Grande do Sul. O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a alagamentos, destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e enxurradas pontuais.

A madrugada de sexta-feira, 11, já começou com temporais e chuva intensa, especialmente no Grande Oeste catarinense. No decorrer das horas, com a formação do ciclone extratropical sobre o mar, as instabilidades aumentam e há condições para temporais em todas as regiões, acompanhados por raios, vendaval, queda de granizo e chuva intensa. Há condições para tempestades severas de maneira localizada, elevando o risco para destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.


Para a região de divisa com o Paraná, no Planalto Norte, as chuvas registradas já vem contribuindo para uma nova elevação dos níveis do Rio Negro. A tendência é de elevação gradual ao longo dos próximos dias com possibilidade de atingimento de cotas de emergência. A elevação do Rio Negro também pode dificultar o escoamento de seus afluentes, favorecendo o aumento dos níveis e, consequentemente, a ocorrência de alagamentos e inundações em áreas próximas.

A Defesa Civil recomenda que durante temporais e ventos fortes, a orientação é buscar abrigo em local seguro, longe de janelas e de objetos que possam ser arremessados pelo vento. Em situações de chuva intensa com alagamentos, a população nunca deve atravessar ruas alagadas, pontes ou pontilhões submersos. Mantenha atenção às áreas de encosta, principalmente nos sinais de trincas no solo, muros e paredes, inclinação de postes e árvores e água vertendo da encosta.


Canoinhas tem nove abrigos públicos já organizados para receber famílias que precisarem deixar suas casas por causa dos alagamentos. Até o momento, nenhum precisou ser aberto.

As famílias que deixaram suas residências optaram por ficar na casa de parentes. Quem saiu de casa e está hospedado com familiares deve procurar o CRAS de referência para fazer o cadastro e informar a situação. Esse registro permite que a Assistência Social acompanhe as famílias e, se necessário, providencie alimentos e outros itens de necessidade básica.

“Estamos preparados para atender as famílias que precisarem”, afirma o secretário de Assistência Social, Vilson do Nascimento.

A Prefeitura mantém os espaços preparados e poderá abrir, a qualquer momento, os abrigos caso seja necessário. As equipes municipais também estão mobilizadas para prestar atendimento diante das ocorrências provocadas pela chuva e pela elevação dos rios.

A orientação é para que moradores de áreas de risco não esperem a água chegar para sair de casa.

Em caso de necessidade, ligue para a Defesa Civil de Canoinhas pelo WhatsApp: (47) 3621-6175 ou (47) 99781-1568 (somente ligações).

Em caso de emergência, acione o Corpo de Bombeiros pelo 193.