A Índia fecha este mês de abril de 2023 com 1,428 bilhão de habitantes e a China soma 1,425 bilhão. Essa diferença entre indianos e chineses, de apenas 3 milhões de pessoas, é a novidade informada por estatísticas oficiais de recenseamento e suas referidas projeções divulgadas e acompanhadas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Até então o título de nação mais populosa era chinesa, por séculos.

Com base em estatísticas de contagem de população, e projeções, sustentadas em taxas de nascimentos e crescimento populacional, este mês, o posto de nação com mais pessoas no mundo vai para a Índia, passando a China. É a primeira vez em séculos que chineses saem da posição de país mais populoso. E não devem recuperar a posição. Pelo menos nas próximas décadas, tendo em vista a postura entre eles e indianos.

Desde 1950, a ONU contabiliza os tamanhos das populações de cada país e a China sempre foi a mais populosa do planeta. Estudiosos entender que a muitos séculos, chineses lideravam essa estatística e usufruíam do título, tirando neste mês pela Índia. Estima-se que, por volta do ano de 1750, o quantitativo de habitantes na China já era na casa de 225 milhões, figurando com líder no mundo.

Enquanto a Índia tem uma população muito mais jovem, uma taxa de fertilidade mais alta e uma queda na mortalidade infantil nas últimas três décadas, a China um povo mais envelhecido. Há quatro décadas, os chineses só podem ter um filho e a consequência é a o rumo para reduzir o número de pessoas, sobretudo por esses dois quesitos. A estimativa é de que em 2050 a população seja 8% menor, descendo para 1,31 bilhões.

O contraste estatístico mostra a Índia tendo mais bebês nascidos a cada ano do que em qualquer outro país e China com mais mortes que nascimentos, dado apontado por Dudley Poston, Jr., professor emérito de sociologia na Texas A&M University. A projeção é de atingir 1,7 bilhão de indianos em 2064, quando a China terá

A população indiana deve continuar crescendo e deve atingir o pico em 2064, com 1,7 bilhão de pessoas, diante de pouco mais de 1,2 bilhão de chineses. Confirmada essa projeção, seria (ou será) a Índia quase 50% maior a China em 40 e poucos anos.

Da redação do Portal Cultura Sul com informações da ONU