Assinatura do Protocolo foi realizada em Mafra na manhã desta quinta-feira
A prefeita Juliana Maciel assinou na manhã desta quinta-feira, 14, adesão do Município de Canoinhas ao programa “Penso, Logo Destino”, do Instituto do Meio Ambiente (IMA), realizado com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina.
O termo de cooperação tem como objetivo o gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos que compõem o sistema da logística reversa.
“Estamos protegendo o meio ambiente garantindo qualidade de vida às famílias canoinhenses por meio da conscientização sobre a importância de adotar práticas sustentáveis em relação aos resíduos”, pontua a prefeita de Canoinhas, Juliana Maciel.
A secretária do Meio Ambiente de Canoinhas, Rafaela Seleme, lembra que várias ações em parcerias são realizadas no município para garantir a destinação correta de resíduos a fim de preservar o meio ambiente. “Já temos ponto de recolhimento de pilhas e lâmpadas na prefeitura e ecoponto de pneus no parque de exposições”, lembra. Especialmente neste sábado teremos uma ação ao lado do Mercado Público Municipal com a coleta de lixo eletrônico.
“Este termo assinado vem a complementar e engrandecer todas estas ações”, reitera.
Segundo a gerente do IMA de Canoinhas e Mafra, Zenici Dreher, o programa utiliza a educação ambiental como ferramenta de suporte nas atividades de licenciamento e fiscalização para promover a sensibilização das pessoas para a separação dos resíduos e destinação adequada. “Os itens da logística reversa podem causar sérios danos ao meio ambiente e à saúde pública. Por isso nosso movimento na busca de parcerias para a implantação do programa no Planalto Norte”, reitera.
Ainda não foram definidos os pontos de recolhimento deste termo de cooperação. As informações serão divulgadas em breve.
O termo prevê, em sua primeira fase, o recolhimento de eletroeletrônicos, pilhas, lâmpadas, pneus inservíveis e de embalagens de agrotóxicos que integram a chamada logística reversa.
Deixe seu comentário