Há risco de queda de galhos de árvores, destelhamento e danos na rede elétrica

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para fortes rajadas de vento a partir desta sexta-feira (18). Há uma formação de ciclone extratropical entre o litoral da Argentina e o sul do Rio Grande do Sul. Com isso, os ventos devem chegar até o estado catarinense. A velocidade média ficará entre 20 e 35 km/h, mas as rajadas podem superar os 70 km/h. Há risco de queda de galhos de árvores, destelhamento e danos na rede elétrica.

Crédito: SECOM | Divulgação.
Crédito: SECOM | Divulgação.

Conforme a Epagri/Ciram, esta quinta (17) seguirá ensolarada com nevoeiro marítimo e temperaturas chegando aos 30ºC ao longo do dia.

“A frente fria avança primeiro pelas regiões: Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, provocando pancadas de chuvas com trovoadas no período da tarde. Já no final do dia e começo da noite pega a região da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e o Norte, provocando a mesma condição. Além de raios a previsão indica ventanias que podem passar dos 60 km/h e as temperaturas acabam diminuindo. No sábado a tendência é de melhora no tempo”, informou o meteorologista Marcelo Martins.

O meteorologista Piter Scheuer também explicou sobre as mudanças no tempo, “Esse ciclone estará no Oceano Atlântico e não vai interferir aqui. Porém, teremos mudanças a partir da sexta-feira (18) nas temperaturas do Oeste à Serra”.

Há possibilidade de temporais com o final de semana se aproximando:

“Durante à noite de sexta-feira (18), essa frente fria chega em algumas regiões provocando tempestades e temporais. Já no sábado (19), essa frente fria se afastará e o tempo vai melhorando gradualmente durante o dia. No domingo (20), o tempo permanecerá bom, Sol entre nuvens e frio ao amanhecer”.