Um sonho idealizado lá em 2017 pelo Jornal Correio do Norte foi concretizado na tarde desta quinta-feira (13), em Canoinhas.

A equipe do Jornal recebeu a visita do Alzemi Machado ele que é coordenador técnico da Hemeroteca Digital Catarinense e bibliotecário. Ele veio fazer a entrega da coleção digitalizada do jornal de 1947 até 2022. O periódico, que completou 75 anos de existência, no ano passado é considerado o segundo mais antigo em circulação no estado.

Mediante convênio firmado entre a BPSC e o diretor do jornal, Eni Voltolini, os trabalhos tiveram duração de aproximadamente quatro anos e resultaram na digitalização de 3.551 edições num universo de 45.670 páginas.

Segundo Alzemi a existência de uma hemeroteca‘’ é muito importante para permanência da nossa memória e também das nossas identidades’’.

Sobre a Hemeroteca

A Hemeroteca Digital Catarinense, criada em agosto de 2013, numa parceria envolvendo o Instituto para o Desenvolvimento das Ciências Humanas (IDCH) da UDESC e a BPSC, é o maior repositório de jornais regionalizados de SC e o segundo do país, com 1030 títulos de jornais catarinenses digitalizados, abrangendo mais de 50 cidades. Dispõe para acesso e transferência pública gratuita, um volume digital de mais de 850 mil páginas, e no decorrer do ano de 2022, ultrapassou em mais de um milhão (1.000.000.000) de acessos às páginas digitalizadas, oriundo de diversos países.

Como acessar

Você pode acessar no http://hemeroteca.ciasc.sc.gov.br/ou diretamente através do link no nosso site do jornal e ter acesso as mais de 3 mil edições do jornal.

Por : Fernanda Cristina Cubas Padilha