Estação de Inverno é lançada pelo Governo para fomentar a atividade turística durante todo o ano no Estado
-
(Fotos: )
O novo calendário turístico, lançado nesta terça-feira (30), prevê que a temporada de inverno comece em 1º de junho e vá até 30 de setembro. Essa é a primeira ação da recém criada Secretaria de Turismo do Estado.
A ideia da Secretaria de Turismo do Estado é que a Estação de inverno seja uma ação conjunta de vários órgãos públicos estaduais, com a participação do Sebrae e Fecomercio-SC, que vai transformar, em poucos anos, a maneira do estado se posicionar como destino turístico na estação mais fria do ano. Segundo o governador Jorginho Mello (PL), em Santa Catarina o frio dura mais que o calor, onde se localiza as três das cinco cidades mais frias do Brasil, e até hoje não havia um movimento turístico organizado para divulgar e explorar da melhor forma as atrações únicas que o Estado tem. "O próprio catarinense desconhece as nossas maravilhas e acaba preferindo curtir as férias fora. Vamos fomentar o turismo interno e foi por isso criamos uma secretaria específica para cuidar do Turismo”, explica o governador.
O Governo pretende fazer do lançamento da Estação de inverno um marco para o desenvolvimento turístico, com a extensão do calendário do setor durante os próximos anos em Santa Catarina. Com essa iniciativa, o inverno a mesma relação governamental que tem com a já consolidada temporada de verão.
Segundo o secretário Evandro Neiva, o turismo sempre foi visto apenas como lazer, mas é também emprego e distribuição de renda. De acordo com ele, esse reconhecimento do Governo serve para várias vertentes, inclusive para o trade turístico se preparar, realizar a promoção do turismo e os atores privados estejam mais presentes.
“Um gesto inovador, contínuo e evolutivo. Finalmente o Governo de Santa Catarina se apropria e mostra para o mercado o entendimento de que o Estado tem sim uma temporada de inverno. No entanto, o Governo do Estado não estava se apropriando disso. Nunca criou de uma maneira governamental uma Estação de Inverno”, disse o secretário do Turismo, ao reforçar que o objetivo, neste primeiro ano, é fazer um ato de gestão, reconhecendo pela primeira vez, como governo, o inverno de Santa Catarina.
Deixe seu comentário