Ela estava internada há dias no Hospital Santa Cruz de Canoinhas

No início da tarde desta sexta-feira, dia 15, faleceu Gerda Stein Loeffler, aos 99 anos. Ela era a esposa do saudoso mestre cervejeiro Rupprecht Loeffler, com quem administrou uma das cervejarias mais antigas do Brasil, a Canoinhense, no ano de 1908. Rupprecht, que nos deixou em 2011, viveu até os 93 anos.

Gerda estava enfrentando problemas de saúde nas últimas semanas e veio a falecer no Hospital Santa Cruz.

O encontro entre Gerda e Rupprecht aconteceu em 1944, na cidade de Guaramirim. Os dois namoraram por um período e oficializaram sua união no dia 10 de março de 1945, em Canoinhas. A cerimônia de casamento foi realizada tanto no âmbito civil quanto na igreja evangélica de confissão Luterana, conduzida pelo Pastor Georg Weger.

Do amor entre Gerda e Rupprecht, nasceram quatro filhos: Elfi, Walli, Doris e Werner. Eles cresceram, seguiram seus caminhos, completaram seus estudos, casaram-se e presentearam o casal com nove netos (Daniela, Gabriela, Janaina, Rinaldo, Andiara, Enos, Pedro, João André e Elisabeth) e seis bisnetos (Manuela, Arthur, Matias, Heitor, Ester e Gabriel).

Posteriormente, Rupprecht e Gerda uniram forças no comércio da Cervejaria Artesanal.

Seu corpo está sendo velado na Capela Santa cruz e seu sepultamento será neste sábado (16) às 15h no cemitério municipal de Canoinhas.