Fenômeno traz nuvens e condição de chuva com tempo instável ao longo da semana

A aproximação de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul favorece o aumento de nebulosidade em Santa Catarina na manhã desta segunda-feira (7). Conforme o boletim meteorológico da Defesa Civil, ainda durante a parte da manhã, há condições para temporais isolados, com ocorrência de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo nas áreas de divisa com o Estado gaúcho.

Ainda conforme o órgão, entre a tarde e a noite, essa condição avança também para o norte do estado. A Defesa Civil reforça que nesta segunda-feira, o risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas relacionadas aos temporais isolados.

Conforme a Epagri/Ciram, as temperaturas serão elevadas ao longo do dia em todas as regiões de Santa Catarina. Na parte da tarde, as máximas superam os 30°C entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte catarinense. Conforme um alerta emitido pela Defesa Civil nesta manhã, o avanço de uma frente fria, somada ao calor e umidade favorecem a ocorrência de temporais isolados pelo Estado. Ainda o órgão aponta, que os temporais devem iniciar ainda pela manhã nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul e se propagar em direção ao Norte catarinense entre a tarde e a noite da segunda-feira.

 

 

 

Frente fria deixa o tempo chuvoso em todas as regiões de Santa Catarina

Na terça-feira (8), a presença de instabilidades atmosféricas deixa o tempo chuvoso no Estado, em especial, nas áreas de divisa com o Paraná. A Defesa Civil também aponta que a chuva deve ocorrer com fraca intensidade, contudo, há possibilidade de temporais isolados neste período.

Conforme o órgão, o tempo encoberto faz com que as temperaturas praticamente não subam no período da tarde. Desta forma, as temperaturas máximas entre a Grande Florianópolis e o Norte do Estado apresentam um declínio acentuado nas temperaturas, deixando um risco moderado para ocorrências associadas a esta condição.

QUARTA-FEIRA (09)

Na quarta-feira (09), instabilidades associadas à formação de um sistema de baixa pressão no Rio Grande do Sul provocam chuvas de intensidade moderada e temporais com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo em toda Santa Catarina. O risco para ocorrências associadas à chuva é baixo, já para ocorrências associadas aos temporais é moderado. Os ventos sopram de nordeste pelo estado, com intensidade fraca a moderada e rajadas entre 45 e 65 km/h no Grande Oeste e planaltos. O dia amanhece com temperaturas entre 12°C e 16°C no Grande Oeste e litoral catarinense. Durante a tarde, as máximas superam os 20°C apenas no Extremo Oeste e Oeste. Nas demais regiões, variam entre 12°C e 18°C. O mar segue muito agitado no Litoral Sul catarinense, com ondas de sul virando de leste ao longo do dia e altura entre 2,0 e 2,5 m, com picos de até 3 m, o que configura risco moderado para ocorrências associadas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quinta-feira (10), as instabilidades perdem força e a condição é de tempo nublado com possibilidade de chuviscos em Santa Catarina. Na sexta-feira (11), a formação de uma nova área de baixa pressão no Rio Grande do Sul volta a provocar chuvas nas regiões de divisa com Santa Catarina.