Paranaense chega aos 113 anos e compartilha segredo da longevidade “nunca casar”
-
(Fotos: )
O idoso, que nasceu em 1910, vive na Comunidade Anta Gorda junto com a sua família .
O paranaense de Santa Izabel do Oeste, Selvino Jesus de Oliveira, chegou aos 113 anos em julho deste ano. O idoso, que nasceu em 1910, vive na Comunidade Anta Gorda junto com a sua família . Devido à sua idade avançada Selvino enfrenta dificuldades auditivas e de fala. A rotina diária do idoso é limitada entre seu quarto e a sala. Izolete Banfi, prima de Selvino, conta que o cartório onde o idoso foi registrado pegou fogo.
“Ele veio de Mangueirinha. O registro de nascimento se deteriorou ao longo dos anos e o cartório onde foi registrado foi destruído por um incêndio. No entanto, ele ainda possui sua carteira de trabalho e CPF, que confirmam sua data de nascimento”, relata a prima Izolete Banfi.
De acordo com a família quando ainda era capaz de se expressar verbalmente Selvino costumava brincar que o segredo para uma vida longa era não se casar e é assim que ele chegou até essa idade avançada.
Quanto às suas preferências, Selvino não abre mão de sua cuia de chimarrão diária. Sua alimentação é totalmente caseira e fresca, sem produtos industrializados. Sua dieta inclui alimentos preparados com banha de porco, carne, polenta, mandioca e o feijão que é sua comida favorita e não pode faltar.
Selvino não teve filhos e foi criado por sua avó. Quando chegou a Santa Izabel do Oeste há meio século, veio com problemas de saúde, incluindo bronquite e foi a família Banfi que cuidou dele. Há dois meses ele sofreu um acidente que resultou em uma clavícula quebrada. Ele está recebendo os cuidados necessários.
Por Portal Cultura Sul com informações de Portal 97 e Catve.
Deixe seu comentário