A intervenção pretende de substituir a antiga pavimentação de asfalto por concreto rígido.

Após anos enfrentando problemas com a pavimentação em asfalto – em razão do elevado fluxo de veículos pesados -, a prefeitura de Três Barras anunciou no mês de julho um projeto de reestruturação de uma das rotatórias mais movimentadas da região.

A intervenção vem como objetivo de substituir a antiga pavimentação de asfalto por concreto rígido, visando solucionar os frequentes transtornos causados pelos buracos e rachaduras na via, além de proporcionar maior durabilidade, menor manutenção e mais segurança aos motoristas e pedestres.

“Foram feitas várias manutenções na rotatória localizada na Avenida Rigesa com a Rua Lumber, e sempre ficava danificada em função do alto tráfego de caminhões, média de mil veículos pesados por dia. E a prefeitura de Três Barras entendeu que o pavimento em concreto seria a melhor solução. Eles (equipe técnica do setor de Planejamento) nos procuraram para fazer o projeto dessa rotatória no conceito whitetopping, ou seja, mantendo a estrutura do pavimento danificado como base. A ideia é que com esse projeto, a vida útil do pavimento tenha no mínimo 20 anos”, explica Alex Maschio, diretor do Instituto Ruas, de Curitiba.

Os engenheiros civis Jorge Borba e Zair Packer, da prefeitura de Três Barras, observam que todas as tentativas de recuperação da rotatória, até então, foram em vão. “A vida útil do pavimento em asfalto era muito curta. Resolvemos aderir ao pavimento rígido, por se tratar de tecnologia de ponta, com longa durabilidade a um custo aceitável”, avaliam.

E um detalhe chama a atenção. Algumas “barreiras culturais” foram quebradas em relação ao pavimento em concreto. “Concluímos que esse tipo de pavimento está muito à frente do pavimento asfáltico, no que diz respeito à durabilidade, eficiência e custos”, frisam os engenheiros.

A manutenção é outro ponto positivo que Ana Claudia da Silveira Quege, prefeita interina de Três Barras, salienta. “Estamos felizes por tomar essa atitude pioneira em nossa região, agradecemos ao Instituto Ruas por apresentar um projeto primoroso, detalhado, com todas as especificações necessárias. Estamos certos de que será o primeiro de muitos pavimentos em concreto em nosso município”, afirma.

O município de Três Barras tem pouco mais de 19,7 mil habitantes e é conhecido pela diversidade étnica, cultural e turística.