Em Canoinhas, chegou a chover 60mm em menos de 24h

A madrugada desta quarta-feira, 4, foi marcada por muita chuva, vendaval e granizo no Planalto Norte de Santa Catarina. Os temporais atingiram diversos municípios e deixaram rastros de destruição. Em Canoinhas, choveu mais de 60 milímetros segundo a Defesa Civil Municipal em menos de 24 horas. 

No município, houve registro de alagamentos, quedas de árvores e obstrução de diversas ruas, tanto na área urbana, quanto rural por causa do vento e granizo. Em Irineópolis, a chuva iniciou por volta das 22h de terça-feira, e seguiu sem cessar até o início da manhã de quarta-feira. Em síntese, todos os municípios da microrregião de Canoinhas foram afetados pelos temporais. 

Nas localidades de Anta Gorda, Rio do Pinho e Paula Pereira, no interior de Canoinhas, houve registro de grande volume de granizo, conforme relataram alguns moradores nas redes sociais. 

A página da Defesa Civil de Santa Catarina, divulgou algumas orientações para a população em geral, como evitar o contato com as águas e não dirigir em locais alagados, evitar transitar em pontilhões e pontes submersas, redobrar os cuidados com crianças, idosos e animais próximos aos rios e ribeirões, se afastar de postes e árvores, ficar atento a qualquer movimento de terra ou rochas próximo a residência e ficar atento às rachaduras em muros ou paredes.

Até o fechamento da reportagem, ainda não haviam sido registrados todos os estragos causados pelos temporais, mas, a previsão do tempo indicava chuvas com possibilidades de tempestade até, pelo menos, o meio da próxima semana.