As atividades especiais acontecem de 15 a 23 de abril, com o tema "Lazer para Transformação Social"

Celebrado anualmente no dia 16 de abril, o Dia Mundial do Lazer é uma iniciativa da Organização Mundial de Lazer (World Leisure Organization – WLO) com a parceria do Sesc e outras instituições. O objetivo é reforçar o lazer como um direito social e sua importância na vida das pessoas. Ao redor do mundo serão realizados momentos de reflexão e vivências sobre e para o lazer.

Nesta edição, a data tem como tema “Lazer para Transformação Social”, que busca discutir como essa atividade se constitui parte essencial na promoção da saúde, bem-estar e ferramenta de desenvolvimento para indivíduos e comunidades.

Para abrir a programação, o Sesc Brasil realiza uma live temática pelo YouTube, no dia 13 de abril, às 15h. Especialistas e profissionais que atuam na área vão falar sobre o assunto, para mostrar que transformar a sociedade para a melhor é possível de diversas maneiras. Uma das principais formas é o lazer em suas plurais dimensões. Essa prática é um direito garantido por lei e precisa ser mais difundido. 

Atividades especiais em Santa Catarina

Em Santa Catarina o Sesc realiza programações alusivas à data, de 15 a 23 de abril. De forma inclusiva, a Instituição vai oportunizar que o LAZER faça parte da vida de inúmeras pessoas. 

"O Sesc, ao longo dos anos, promove e dissemina a importância do desenvolvimento de ações que democratizam e permitam acesso ao Lazer. Educar 'para' e 'pelo' lazer tem sido foco de nossa atuação, seja na pratica regular de exercício físico orientado, no esporte, na recreação ou no desenvolvimento de viagens. Ao celebrarmos essa importante data, incentivada pela WLO, queremos reforçar a importância da garantia do lazer como um direito social, para que a população tenha acesso a momentos de lazer e bem-estar e com isso ganhe a melhora da sua qualidade de vida", destaca a gerente de Lazer do Sesc-SC, Giseli Mara Schena.

Segundo ela, a programação de 2023 tem como destaque os passeios inclusivos que o Turismo Social Sesc oferece gratuitamente. Nesta edição especial do projeto "Passeios Plurais" grupos de oito quadras comunitárias do Sesc Comunidade pelo estado e Pessoas com Deficiência (PcD) vão passear com o Sesc e vivenciar os roteiros especiais que visam a proporcionar momentos de lazer em contato com a natureza, além de experiências sensoriais. 

"Nosso objetivo é proporcionar a pessoas que não teria acesso a programações como essa, a possibilidade de vivenciar uma verdadeira experiência de transformação social", reforça Giseli. 

Serão aproximadamente 25 participantes em cada passeio inclusivo, conforme cronograma abaixo:

15/04: Grupo do Sesc Comunidade Palmitos passeia no Sítio Estações.  

15/04: Grupo do Sesc Comunidade Palhoça passeia pelo centro histórico de Florianópolis, com visita ao Museu de Florianópolis e Ponte Hercílio Luz.  

22/04: Grupos das quadras de Cocal do Sul e Forquilhinhas passeiam na Serra do Rio do Rastro . 

25/04: Grupo do Sesc Comunidade Joinville visita o Sítio Estações.  

27/04: Grupo do Sesc Comunidade Penha visita a Agrícola da Ilha.  

29/04: Grupo do Sesc Comunidade Biguaçu passeio pelo centro histórico de Florianópolis, com visita ao Museu de Florianópolis e Ponte Hercílio Luz. 

30/04: Grupo do Sesc Comunidade São José passeia pelo centro histórico de Florianópolis, com visita ao Museu de Florianópolis e Ponte Hercílio Luz.  


Brincadeiras

Por meio da brincadeira, as atividades para as crianças inscritas nas Brinquedotecas do Sesc e nas quadras do Sesc Comunidade serão focadas na construção de brinquedos com materiais reciclados, apresentando que é possível dar sentido na transformação de itens que seriam descartados. Na "Hora do Brincar" a programação será direcionadas à prática de esportes, adaptados e tradicionais, em busca da experimentação das crianças e da compreensão das tantas possibilidades que o esporte oferece na vida de quem o pratica.

Esporte

No Clube do Esporte, voltado a alunos de 6 a 10 anos, e no Esporte Específico Total, para pessoas a partir de 10 anos, serão realizados debates alusivos ao tema, com profissionais do esporte, para mostrar a importância na transformação social e como o mesmo pode contribuir para uma vida ativa e saudável. Também serão realizadas aulas especiais, desafios, gincanas entre alunos e turmas, fomentando a importância da pratica esportiva. 

Academia

Nas Rede Sesc de Academias vamos resgatar brincadeiras tradicionais, como amarelinha, cinco marias, pião e bilboquê. Haverá um painel interativo das transformações, para os alunos inserirem seus depoimentos sobre como a prática de atividade física transformou a sua vida, bem como sua intencionalidade como uma vivência de lazer.

Programação hoteleira

Nos hotéis Sesc Cacupé (Florianópolis), Sesc Blumenau e na Pousada Rural Sesc Lages teremos rodas de conversa ao final da tarde, ao redor da fogueira, para contação de histórias e reflexões sobre as vivências de lazer e como as mesmas podem transformar nossa experiência enquanto viajantes e hóspedes.