logo RCN
Local

Canoinhas vai receber gás natural

A Companhia de Gás de Santa Catarina promoveu na última terça-feira, 23, uma reunião para apresentar o Projeto Planalto Norte a empresários e autoridades locais. O encontro ocorreu no dia 23 de abril, na Associação Empresarial de Canoinhas (Acic) e reuniu prefeitos, empresários, associações comerciais e potenciais clientes de Canoinhas e região.

 

O objetivo foi apresentar o projeto ao mercado local, destacando as aplicações do gás natural e as oportunidades de negócio, a partir da construção da rede isolada – sistema de fornecimento de gás que não está conectado à rede principal e usa GNC ou GNL transportados por caminhões. Na reunião também foi apresentado o planejamento a longo prazo para a interligação à Rede de Distribuição de Gás Natural (RDGN).

 

Eventos como este são estratégicos para a SCGÁS, pois proporcionam a interiorização do energético, e com isso, levam competitividade às indústrias, comércios e residências. A programação do evento incluiu a abertura por representantes da Acic, Fiesc, Aresc, Sicos e SCGÁS. Rafael Nicolazzi, gerente Comercial Industrial e Veicular, apresentou números e oportunidades de negócios da SCGÁS.

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria e Turismo de Canoinhas, Luis Mario Dranka, representou o poder executivo canoinhense no ato. “A disponibilidade do gás natural no Planalto Norte será muito importante para a atração de novos investimentos que necessitam dessa matriz energética que permite mais eficiência e qualidade no produto final”.

 

Sobre a importância do projeto Planalto Norte, Nicolazzi ressaltou que este é o principal projeto de expansão de rede no plano de negócios da SCGÁS para o período de 2024-2029. “Ele contribui para a interiorização e expansão da rede de gás natural, garantindo investimentos alinhados com a missão da Companhia de disponibilizar um energético de alta qualidade e que contribui para a melhoria da competitividade das empresas da região.”

 

O diretor presidente Otmar Müller afirma também que “o movimento de levar o gás natural ao planalto norte, estimulado pelo governador Jorginho Mello, visa atender as necessidades já manifestadas a longa data das indústrias papeleiras ali presentes”. Além disso, o projeto colabora para o impulsionamento do biometano no estado. “A presença da rede será um fator muito importante para o desenvolvimento da produção de biometano nessa região com o aproveitamento de dejetos das atividades agrícolas, industriais e dos resíduos urbanos”, afirma Otmar Müller.

 

Números

Santa Catarina se posiciona como o terceiro estado com a maior extensão de rede de distribuição de gás natural (RDGN) no país. Além disso, a Companhia é a segunda maior distribuidora de gás canalizado do país em número de municípios e indústrias atendidas e a terceira maior em rede de postos de GNV com 140 postos interligados.

 

 

Informações e foto: ASCOM | SCGÁS 


Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 6 milhões Anterior

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 6 milhões

São Mateus do Sul: Obras no Centro de Saúde de Atenção a Mulher e a Criança chegam a 60% Próximo

São Mateus do Sul: Obras no Centro de Saúde de Atenção a Mulher e a Criança chegam a 60%

Deixe seu comentário