logo RCN
Transcatarina 2020

Navegadores fizeram a diferença na segunda etapa do Transcatarina

  • Doni Castilho/DFOTOS - Vencedores segunda etapa - Máster: Anibal Maini Vieira e Fernando Torquato

A segunda etapa do Transcatarina exigiu técnica de pilotagem, mas o destaque ficou por conta dos navegadores que enfrentaram muitos balaios e retomadas rápidas de velocidade

Com um grid formado por 195 veículos, divididos nas categorias competição (Máster, Graduados, Turismo, Turismo Iniciante e Turismo Light), e passeio (Passeio Expedition, Passeio Radical 1 e 2, e Adventure 1, 2 e 3), o 12º Transcatarina deixou a cidade de Fraiburgo nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 29, rumo à Treze Tílias que, pela primeira vez, recebeu o evento. A chegada foi realizada em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Treze Tílias é uma pequena cidade do centro oeste catarinense de colonização austríaca. É acolhedora e mantém, fortemente, a arquitetura e tradições da Áustria, sendo hoje a marca registrada do município.

Balaios, balaios e mais balaios...

A segunda etapa do Transcatarina teve 175 quilômetros e passou por algumas propriedades particulares de reflorestamento de eucalipto e pinus, incluindo também os tradicionais pomares de maçã da região que, nesta época do ano, estavam floridos. Com piso seco, os veículos levantaram poeira; também houve uma travessia de rio.

Segundo o diretor de prova, Vander Hirt, ao longo de todo o roteiro houve muitas pegadinhas, exigindo bastante concentração dos navegadores. "Em vários trechos, tivemos a oportunidade de colocar as pegadinhas e balaios para testar a pilotagem e a navegação dos participantes, com médias de velocidade justas em locais de referências próximas (mudanças de direção), exigindo raciocínio rápido e um hodômetro bem aferido. Posso dizer que experiência foi fundamental para cumprir a regularidade desta etapa, mas contar com a sorte também teve sua importância", detalhou Hirt.

Os vencedores da etapa

Na categoria Máster, Anibal Maini Vieira e Fernando Torquato, de Juiz de Fora (MG) e São Bento do Sul (SC), foram os campeões. "A prova estava bem divertida, com médias de velocidades justas. Por ser uma prova longa, exigiu concentração. Também preservamos o carro, para evitar avarias, afinal, temos mais dois dias de certame", falou Vieira. Na segunda posição, vieram Marcelo de Freitas Gouveia e Igor Quirrenbach de Carvalho, e na terceira posição, Flavio Roberto Kath e Rafain Walendowsky.

A dupla Dirceu Potrich e Leonardo Borges Menarim, de Ipira (SC), fez 36 pontos e subiu no topo do pódio da categoria Graduados. "Etapa rápida, com muitas pegadinhas. Foi preciso ter muito foco e antecipar as mudanças bruscas de média de velocidade", avaliou Menarim. Eles foram seguidos por Deonilson Salla e Henrique Domingos Glir, e Milton Roberto Dresh e Leandro Macedo Ferreira, em segundo e terceiro lugares.

Pela categoria Turismo, os campeões do dia foram Paulo Antonio Lacowicz e Ramon Paulo Lemons Lacowicz, de Fraiburgo (SC), com 43 pontos. "O que mais me chamou a atenção foi a técnica do percurso, e muitas ruas dentro dos reflorestamentos, exigindo demais do navegador. Só faltou a chuva para apimentar a disputa", disse Lacowicz. Na segunda colocação, ficaram Cézar Leobet e Eduardo Leobet, e na terceira, Osvaldo Prezotto e Nathalia Graciano.

Entre os competidores da categoria Turismo Iniciante, os melhores foram Alan Fernando dos Santos e Alfredo Henrique da Mota Moor, de Apucarana (PR), com 39 pontos. "Foi uma prova técnica, com muitos balaios e entradas (mudança de direção) escondidas. Cometemos um erro, mas acreditamos que poderia dar certo e não desistimos de buscar pela melhor posição possível", declarou Moor. Em segundo lugar ficaram Ricardo Hoffmann e Guilherme Hoffmann, e em terceiro lugar, Eduardo Pereira Silva e Maria Beatriz de Andrade Silva.

Na categoria Turismo Light, a dupla vencedora foi Vinicius Parizotto Gustaman e Felipe Tavares, de Castro (PR), com 49 pontos. "Tivemos muitas dificuldades, principalmente nos balaios. Foi difícil, uma prova longa, e o nosso segredo para esse resultado foi manter a concentração", disse Gustaman. Eles foram seguidos por Marco Aurélio Santana de Oliveira e Marcos Antônio Couto Neto, e Antonio Becchi e Cezar Mariani Ceron, nas segundas e terceiras posições, respectivamente.

O Transcatarina continua nesta sexta-feira, despedindo-se de Treze Tílias rumo à cidade de Caçador, passando pela região de Taquara Verde. Serão 157 quilômetros de prova, com 100 quilômetros navegados, apresentando quase que as mesmas características desta primeira etapa. Os off-roaders passarão por fazendas de reflorestamento de pinus e eucaliptos, variando entre estradas mais fechadas e mais largas. Segundo Hirt, as médias de velocidade serão mais altas para dar aquela adrenalina aos participantes. "A etapa será completa com velocidade, pegadinhas e deslocamentos".

Passeio Radical

Pilotos, navegadores e zequinhas estavam animados e ansiosos para seguir com a aventura proposta pela categoria Passeio Radical 2, e às 7h30, o comboio partiu para encarar algumas trilhas que levavam sentido a Videira. E muitos foram os desafios, entre eles fojos e atoleiros. O almoço aconteceu na cidade de Pinheiro Preto e, na sequência, a turma visitou o ponto turístico do Túnel da Ferrovia, atravessando rios, parreirais e com direito a parada em algumas vinícolas. "Foi um dia bem produtivo, com muitos desafios para todo mundo", disse o diretor da categoria Passeio Radical 2, Marcelo Renan Figueiredo.

Para o participante Luiz Carlos Tomelin, foi categórico ao dizer que o segundo dia de Transcatarina foi perfeito. "Tivemos uma área de fojo bem legal e nos divertimos demais. A organização está de parabéns", salientou.

Classificação - segunda etapa

Categoria Máster

1º Anibal Maini Vieira / Fernando Santana Torquatto, 36 pontos

2º Marcelo de Freitas Gouveia / Igor Quirrenbach de Carvalho, 36 pontos

3º Flavio Roberto Kath / Rafain Walendowsky, 33 pontos

4º Victor Pudell / Ronaldo Willian Rodrigues dos Santos, 34 pontos

5º Eduardo Moser / Roberto Luiz Spessato, 31 pontos

Categoria Graduado

1º Dirceu Potrich / Leonardo Borges Menarim, 36 pontos

2º Deonilson Salla / Henrique Domingos Glir, 30 pontos

3º Milton Roberto Dresh / Leandro Macedo Ferreira, 29 pontos

4º Paulo Renato Carvalho Ribeiro / Lucca Monteiro Carvalho Ribeiro, 25 pontos

5º Carlos Eduardo Ruschel / Alexandre Rech, 21 pontos

Categoria Turismo

1º Paulo Antonio Lacowicz / Ramon Paulo Lemons Lacowicz, 43 pontos

2º Cézar Leobet / Eduardo Leobet, 36 pontos

3º Osvaldo Prezotto / Nathalia Graciano, 40 pontos

4º José Andrade Júnior / Bernardo Schafer Andrade, 35 pontos

5º Dirceu Araújo Salla / Rodrigo Dionizio Silva, 38 pontos

Categoria Turismo Iniciante

1º Alan Fernando dos Santos / Alfredo Henrique da Mota Moor, 39 pontos

2º Ricardo Hoffmann / Guilherme Hoffmann, 39 pontos

3º Eduardo Pereira Silva / Maria Beatriz de Andrade Silva, 44 pontos

4º Ricardo Silva de Farias Oliveira / Wilson Rodrigues Pinto, 36 pontos

5º Marcos Cominesi / Lucas Cominesi, 43 pontos

Categoria Turismo Light

1º Vinicius Parizotto Gustaman / Felipe Tavares, 49 pontos

2º Marco Aurélio Santana de Oliveira / Marcos Antônio Couto Neto, 39 pontos

3º Antonio Becchi / Cezar Mariani Ceron, 39 pontos

4º Fernando Mees / Aline Bergmann, 36 pontos

5º Marcelo Vassoler / João Batista Freitas, 41 pontos

O 12º Transcatarina tem patrocínio de Hotel Renar, SFI Chips e Scherer Auto Peças

Apoio de Mamute Off-Road, Grupo Gratt, Trilha Eurocar, FD Stands e Displays, Lave Bem Lavanderia, Orange Sun - Energia Renovável, Cervejaria Holzbier, Posto Maçã, Guinchos Fixxar, Kindermann Hotel, Vipal Rede Autorizada, RFX Pneus, Auto Elite VW, 3RS Confecções, Univita Saúde, Alfa Transportes, Accert Transportes e Logística, Treze Tílias Park Hotel, Linden - Das Echte Bier, Prefeitura Municipal de Caçador e Prefeitura Municipal de Fraiburgo

Realização: Caçador Jeep Clube

Anterior

Vida Nova ao Clube Atlético Canoinhas

Atleta canoinhense se classifica para final do Campeonato Brasileiro de Karatê Próximo

Atleta canoinhense se classifica para final do Campeonato Brasileiro de Karatê

Deixe seu comentário