logo RCN
Agronegócio

Novo Infoagro: Epagri inova na divulgação de informações sobre safras e preços agrícolas

Plataforma está com mais conteúdo sobre as safras, os preços de insumos e terras, e os produtos agropecuários em Santa Catarina

Uma plataforma de divulgação de informações de suporte à agricultura catarinense por meio da internet. Esse é o Infoagro, que está de cara nova e com ainda mais conteúdo sobre as safras dos principais produtos agrícolas e os preços de insumos, terras e produtos agropecuários em Santa Catarina. O novo Infoagro foi lançado em evento online nesta segunda-feira, 25, pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR).

Entre as novidades da plataforma, que está no ar desde 2018 e agora foi remodelada e teve novos conteúdos integrados ao seu portfólio, está o Calendário Agrícola, uma nova ferramenta para divulgação do monitoramento das safras dos principais produtos cultivados em Santa Catarina. A partir do calendário é possível saber o estágio em que se encontram as plantações e as condições gerais das lavouras. Há informações sobre as safras de arroz, alho, cebola, fumo, tomate, aveia, cevada, feijão, milho, soja, trigo, banana e maçã.

As demais mudanças envolvem, principalmente, inovações relacionadas à facilidade de acesso e distribuição das informações, especialmente por meio do celular. Atualmente, as informações disponíveis no site abrangem os 295 municípios catarinenses. São cerca de 280 produtos agropecuários e 770 insumos monitorados.

As mudanças trazem inovações relacionadas à facilidade de acesso e distribuição das informações, especialmente por meio do celular
As mudanças trazem inovações relacionadas à facilidade de acesso e distribuição das informações, especialmente por meio do celular

O Infoagro está sob a responsabilidade técnica e científica do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) e pode ser acessado pelo endereço eletrônico www.infoagro.sc.gov.br. O projeto contou com a participação do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) e com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc).

Diferencial catarinense

Para o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, que participou do lançamento, “esses dados da plataforma do Infoagro são fundamentais para a tomada de decisões, a partir das informações reais do campo e do mercado”. Segundo ele, “o desafio é fazer com que essa ferramenta inovadora chegue aos produtores rurais”, por isso é tão importante que tenha sido pensada e desenvolvida especificamente para atender as necessidades desse público. 

O evento online de lançamento do novo Infoagro foi realizado nesta segunda-feira, 25 de março
O evento online de lançamento do novo Infoagro foi realizado nesta segunda-feira, 25 de março

O presidente da Epagri, Dirceu Leite, destacou em sua manifestação o compromisso que a Epagri tem com a disponibilização de informações corretas, na hora certa e confiáveis, de modo a oportunizar que os agricultores possam tomar decisões com maior assertividade, o que, em última instância, vai se refletir na qualidade de vida de quem reside no campo e no desenvolvimento do agronegócio catarinense. “Hoje em dia as informações são geradas e consumidas com uma velocidade muito grande. Para auxiliar na tomada de decisão no campo, elas precisam ser corretas. Para nós é um orgulho ter na Empresa um centro de pesquisa que atua há mais de 40 anos com seriedade e pessoas comprometidas na divulgação de dados confiáveis para o setor agrícola”, pontua.

Informação exclusiva e atualizada

O analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa, Jurandi Gugel, ressalta que as informações disponibilizadas no Infoagro são fruto do trabalho de campo de uma rede de colaboradores. Esses agentes de mercado, funcionários da Epagri presentes em todas as regiões de Santa Catarina, contam com informantes-chave (como fornecedores, agricultores, técnicos de cooperativas, comerciantes) com os quais levantam os números que, posteriormente, passam por um processo de crítica e homologação pelos analistas da Epagri/Cepa. O centro de pesquisa também trabalha em novas tecnologias que são agregadas à metodologia já utilizada, como por exemplo, a utilização de imagens de satélite para o mapeamento da área plantada. 

Outra novidade é o Calendário Agrícola, uma nova ferramenta para divulgação do monitoramento das safras dos principais produtos cultivados em SC
Outra novidade é o Calendário Agrícola, uma nova ferramenta para divulgação do monitoramento das safras dos principais produtos cultivados em SC

É por meio desses procedimentos que o Infoagro consegue disponibilizar os preços pagos aos produtores e no atacado, de produtos agropecuários, atualizados diariamente, semanalmente ou mensalmente (a depender da categoria). Três vezes ao ano também são levantados os preços de insumos, que embasam o cálculo do custo de produção disponível no site. Já o preço das terras agrícolas tem atualização anual. 

Conforme a gerente da Epagri/Cepa, Edilene Steinwandter, o centro desempenha um importante papel para o desenvolvimento rural e dos agronegócios em Santa Catarina, pois produz e analisa uma série de dados e informações que permitem a identificação de cenários e tendências do setor. “O Infoagro é uma das formas de dar visibilidade a esse trabalho, que gera condições para que agricultores, lideranças do setor, gestores públicos e demais interessados possam tomar decisões baseadas em dados, em conhecimento”, explica Edilene.

*Por Marcionize Bavaresco, jornalista bolsista na Epagri/Cepa.


Comunidade de Fluviópolis recebe trator para apoio à agricultura familiar Anterior

Comunidade de Fluviópolis recebe trator para apoio à agricultura familiar

Notas de produtor rural devem ser entregues até o dia 27 de março em Canoinhas Próximo

Notas de produtor rural devem ser entregues até o dia 27 de março em Canoinhas

Deixe seu comentário