logo RCN
Assistência Social

Alesc sedia debate sobre violações de direitos da população em situação de rua

A Assembleia Legislativa sediou, na manhã desta sexta-feira (12), uma audiência pública para tratar de supostas violações aos direitos da população de rua que estariam ocorrendo em diversos municípios catarinenses.

O debate foi proposto pelo deputado Marquito (Psol), que integra a Comissão de Direitos Humanos e Família, a pedido do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), que nesta semana realizou um roteiro de visitas pelo estado para averiguar denúncias. O evento contou com a participação de lideranças políticas, representantes de órgãos públicos e de movimentos sociais.

De acordo com Marquito, os dados levantados servirão para subsidiar novas ações do Parlamento estadual.

“Nosso objetivo principal é ouvir uma avaliação dessas visitas e, principalmente, os encaminhamentos concretos. Esta é uma audiência oficial da Assembleia Legislativa, que se comprometerá com os encaminhamentos apresentados e apontados, da necessidade da intervenção e da fiscalização, que é o nosso papel constitucional enquanto deputados, mas também na melhoria, na qualificação, na revisão e no acompanhamento das legislações vigentes.”

Entre os encaminhamentos apresentados estão: a necessidade de adesão do Estado e dos municípios à Política Nacional de Atendimento às Pessoas em Situação Rua; a criação de um censo estadual para o levantamento de informações sobre esta população; a criação de programas habitacionais e de encaminhamento para obtenção de renda, emprego e qualificação; a garantia de acesso ao restaurante popular em Florianópolis; a melhoria do atendimento em assistência social e saúde; a construção de uma política pública estruturada nos eixos da prevenção, cuidado e superação; e que o Ministério Público de Santa Catarina atue para conter a violência praticada por profissionais da segurança pública.

Missão de fiscalização
Na condição de integrante do CNDH, Ana Paula Guljor afirmou que as fiscalizações foram realizadas em Florianópolis, Balneário Camboriú, Palhoça e Criciúma, em atendimento a denúncias realizadas ao órgão. A fonte das denúncias não foi informada.

Ana Paula, que também é psiquiatra e coordena o laboratório de saúde mental e atenção psicossocial da Fiocruz, no Rio de Janeiro, afirmou que o que mais chamou a atenção do CNDH foi a precariedade dos serviços de assistência social e saúde oferecidos por esses municípios.

Outro ponto destacado foi a violência física praticada contra este segmento da população. Segundo disse, profissionais das forças de segurança agem em nome de uma “suposta assistência social”, para realizar os atos, que incluiriam chutes e o uso de cassetetes. “Não foi algo que alguém disse, mas marcas que nós visualizamos nos corpos das pessoas.”

Ela ressaltou também a realização de remoções forçadas, sobretudo para as chamadas comunidades terapêuticas, entidades às quais ela colocou em questão a efetividade. “Aquilo que se chama de estratégias de reinserção social, de inclusão, significa uma entidade privada, filantrópica, com as quais esses municípios fazem convênio e depositam essas pessoas por nove meses, mais ou menos, e após esse período elas saem e continuam a alimentar essa rede, que é uma rede de desassistência, de violação, mas que também é uma rede que é bastante lucrativa, no sentido que você não resolve o problema.”

Por fim, ela afirmou que nos municípios averiguados não há a efetivação da Política Nacional de Atendimento às Pessoas em Situação Rua, com as prefeituras limitando-se a editar normativas próprias que não possuem a efetividade necessária.

Darcy Costa, que representa o Movimento Nacional da População de Rua dentro do CNDH, também falou do amplo arcabouço de normativas que garantem direitos à população em situação de rua, às quais citou a Resolução 40 do próprio CNDH, que aborda os direitos humanos, mas também a Lei 14.821/2024, que institui a Política Nacional de Trabalho Digno e Cidadania para a População em Situação de Rua, e a Lei 10.835/2004, que trata a garantia de renda básica de cidadania.

Outra normativa apontada foi ADPF 976/2023, por meio da qual o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a proibição de remoções forçadas de pessoas em situação de rua e, inclusive, de seus bens e pertences pessoais.

“É dever de todos nós, enquanto sociedade, garantir que os direitos humanos dessas pessoas sejam respeitados e protegidos. Devemos exigir políticas públicas eficazes, que promovam a inclusão social, o acesso a moradia digna, a saúde, ao trabalho, à educação para a população de rua. Precisamos também combater a estigmatizarão e o preconceito que acompanham essa população, pois cada pessoa possui uma história única e merece ser tratada com respeito e compaixão.”

Anderson Lopes Miranda, que foi morador de rua por 38 anos e atualmente coordena o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento de Políticas Nacionais para a  População em Situação de Rua (Ciamp-Rua), foi além e afirmou que atualmente nem o estado de Santa Catarina e nem os seus 295 municípios cumprem integralmente a Política Nacional de Atendimento às Pessoas em Situação Rua.

Para ele, o caso pode configurar crime contra a administração pública, e, neste sentido, é passível de ação judicial.

“Se os municípios e o Estado não quiserem aderir à política, nós vamos jogar para o Judiciário, nós vamos jogar na mão, infelizmente, do ministro do STF Alexandre de Moraes, nós vamos jogar nas mãos da Defensoria Pública e do Ministério Público, para que a ação de fato seja feita.”

Órgãos públicos e entidades locais
Integrantes de órgãos públicos e entidades locais também marcaram presença na discussão do tema e, em linhas gerais, também se alinharam à visão apresentada pelo Conselho Nacional dos Direitos Humanos.

A defensora pública estadual Ana Paula Fisher, que atua no Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos, afirmou que tem enfrentado muitas dificuldades para que Santa Catarina avance na implementação das políticas públicas voltadas à população em situação de rua, sobretudo devido ao desconhecimento do governo do Estado e dos municípios em relação às normativas.

Ela também criticou o posicionamento do governo catarinense com relação  à ADPF 976/2023.

“Provocamos e demos conhecimento ao Estado, desde agosto do ano passado, quanto à existência da ADPF 976, sem qualquer movimentação efetiva. Já encaminhamos uma recomendação para a  implementação de todas as determinações em janeiro deste ano e, passados quatro meses, não há o recebimento sequer de uma resposta formal. Isso já demonstra bastante a intenção do Estado em relação a esta política.”

Ela apontou ainda que a Defensoria Pública Estadual averiguou a ocorrência de outras violações à população em situação de rua, tais como remoções compulsórias entre municípios, tentativas de ocultação por meio de internações forçadas, e ausência de protocolos de saúde e de prevenção à violência. Segundo disse, o Estado não conta nem mesmo com um diagnóstico que descreva quantas são essas pessoas, sua distribuição pelo território catarinense, e origem.

Falando pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Ana Luisa de Miranda Bender Schlichting, que coordena o Centro de Apoio a Direitos Humanos, afirmou que o órgão enxerga com preocupação as internações involuntárias que estão sendo realizadas nos municípios catarinenses. Ela afirmou que tais iniciativas visam mais agradar determinado segmento da população do que a resolver a situação.

“Então essa inversão de valores, essa inversão de prioridades, somada com a falta de compreensão de uma parte da sociedade, está nos trazendo realmente a um cenário catastrófico por todo o estado. Falta vontade política, mas há também muito interesse em agradar a uma parcela da população que não compreende a complexidade desse assunto que estamos tratando.”

Ela reivindicou o fortalecimento da rede de apoio mantida pelo Estado.

“Sabemos que sem uma política pública efetiva, sem que essas pessoas recebam um suporte socioassistencial e de saúde, sem que elas tenham um trabalho de fortalecimento dos vínculos familiares, de profissionalização, de emprego e de moradia, não vai funcionar.”

Para Erli Aparecida Camargo, que preside a Comissão Estadual de Direitos Humanos, a falta de implementação da legislação voltada à proteção dos direitos das pessoas em situação de rua configura até mesmo uma violação aos estatutos que garantem os direitos dos idosos, das crianças e das pessoas com deficiência, que muitas vezes também vagam pelas ruas, sem uma moradia fixa.

“Onde foi que nós, como seres humanos, perdemos o fio da meada, perdemos o rastro da dignidade, perdemos um valor fundamental que é o respeito à vida?”, questionou.

Já Andrei Vieira, que comanda a Guarda Municipal de Florianópolis, falou em defesa dos órgãos de segurança e da prefeitura local.

Falando especificamente sobre a situação da Capital do estado, ele afirmou que também é sensível  à questão da vulnerabilidade socioeconômica de tais pessoas, mas que precisa focar na proteção da sociedade. Segundo disse, somente entre janeiro e abril deste ano, foram registradas 1.045 ocorrências envolvendo pessoas em situação de rua, com 20 mandados de prisão abertos. "E tais números não refletem a totalidade da realidade, tendo em conta que não envolvem registros das demais forças policiais."

“Hoje a gente vê a prefeitura de Florianópolis realmente preocupada com essa questão, pois há muitos projetos neste sentido. E a guarda municipal serve para dar segurança, para proteger, mas não estamos em lados contrários”, finalizou.


Agrofest reúne grandes artistas em Papanduva Anterior

Agrofest reúne grandes artistas em Papanduva

BC lança moeda comemorativa dos 200 anos da Constituição de 1824 Próximo

BC lança moeda comemorativa dos 200 anos da Constituição de 1824

Deixe seu comentário