logo RCN
Estado

Governo do Estado lança plataforma digital com informações sobre a saúde pública catarinense

A fim de dar mais transparência às informações em saúde, facilitando o acesso aos dados e a tomada de decisão, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) lançou o Portal de Informações em Saúde do Centro de Informações Estratégicas para a Gestão do Sistema Único de Saúde de Santa Catarina (CIEGES/SC). A nova plataforma digital, que se apresenta de forma mais robusta e acessível à sociedade em geral, traz informações epidemiológicas, dados estatísticos e estudos sobre a saúde pública catarinense.

“A transparência cria um ambiente de confiança mútua entre a população e os gestores da saúde pública. Quando as informações sobre recursos, investimentos, ações e resultados são facilmente acessíveis e compreensíveis, a comunidade se sente parte do processo, podendo exercer seu papel de controle social e contribuir para a tomada de decisões mais assertivas”, reforça a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

O Portal de Informações em Saúde é um ambiente de inteligência e gestão. “É um portal de informações que reúne dados de diferentes áreas da saúde, fornecendo análises mais precisas, atualizadas e aplicáveis sobre a situação de saúde no Estado, para apoiar gestores e profissionais numa tomada de decisão eficaz relacionada à saúde pública. Por ele, a população também consegue ter acesso às informações de saúde”, explica Eduardo Macário, coordenador do CIEGES/SC.

Nesta primeira fase de implantação, o portal disponibiliza painéis compilados com informações de quatro áreas de atendimento do SUS: Atenção Primária à Saúde (APS), Atenção Especializada, Vigilância em Saúde e Coronavírus.

Sala de Situação da Atenção Primária à Saúde: apresenta o monitoramento das ações do primeiro nível de atenção em todo o estado de Santa Catarina. Traz indicadores, valores do cofinanciamento estadual da APS, municípios por regiões, unidades de saúde e profissionais da APS, cobertura e capacidade instalada da APS, além de informações sobre triagem neonatal, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Mais Médicos no território catarinense e prevenção do Suicídio na APS.

Atenção Especializada: apresenta um panorama sobre a situação dos hospitais que atendem média e alta complexidade pelo SUS em Santa Catarina. Traz dados sobre a ocupação de leitos (clínicos, UTI e enfermaria), referência dos hospitais, lista de espera SUS, situação da fila de espera para cirurgias oncológicas, além dos valores do incentivo da Política de Valorização dos Hospitais e da Tabela Catarinense de Cirurgias Eletivas.

Vigilância em Saúde: possui o painel de monitoramento de casos e óbitos por Dengue e Chikungunya; informações sobre exames realizados no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) referente à Dengue, Monkeypox e vírus respiratórios; e também a ferramenta de tabulação de dados do SUS, conhecida como TABNET.

Coronavírus: possui informações de casos e óbitos de Covid-19 no estado, vigilância laboratorial e genômica do vírus SARS-CoV-2, monitoramento de vírus de transmissão respiratória, e o painel do Vacinômetro da Covid-19.

A proposta é monitorar, em tempo real e oportuno, todas as informações em saúde dos 295 municípios catarinenses. Para isso, diversos indicadores epidemiológicos e de gestão serão  gradativamente disponibilizados no Portal de Informações do CIEGES/SC, como: dados de vacinação, hospitalizações por síndromes respiratórias, tempo de espera para realização de cirurgias eletivas, monitoramento de indicadores de planejamento, atendimentos hospitalares eletivos, de urgência e emergência, número de servidores em atividade, monitoramento de contratos e produção hospitalar, estoque de medicamentos e insumos, dentre outros.

O Portal de Informações do CIEGES/SC é acessado pelo https://cieges.saude.sc.gov.br/ .

O que é o CIEGES/SC

O Centro de Informações Estratégicas para a Gestão do Sistema Único de Saúde de Santa Catarina (CIEGES/SC) é um ambiente de inteligência e gestão de saúde com capacidade para estruturar, organizar e disseminar informações estratégicas. O foi criado para subsidiar o processo de tomada de decisão da gestão estadual do SUS e disponibilizar o acesso à informação em saúde para a população catarinense.

Instituído pela Portaria SES/SC n° 710, de 01 de agosto de 2023, o CIEGES/SC é um setor vinculado diretamente ao gabinete da Secretária de Saúde, integrando a estrutura da SES/SC. Além de ser um ambiente digital, está estruturado em um espaço físico e tecnológico, por meio de uma sala de situação que será utilizada como laboratório e local onde decisões possam ser tomadas diante de diferentes cenários.


Dengue em SC: Estado lança aplicativo para auxiliar na redução de casos graves da doença Anterior

Dengue em SC: Estado lança aplicativo para auxiliar na redução de casos graves da doença

Canoinhas registra 12 casos confirmados de dengue no município Próximo

Canoinhas registra 12 casos confirmados de dengue no município

Deixe seu comentário