logo RCN
Saúde

Secretaria de Saúde de Canoinhas alerta para aumento dos focos do mosquito transmissor da dengue

O setor de Controle de Endemias do Ambulatório de Epidemiologia da Secretaria de Saúde do Governo de Canoinhas alerta para o rápido aumento dos focos do mosquito Aedes aegypti na cidade. O inseto é transmissor de dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.
“Estamos com 23 focos. De sexta pra cá tivemos 10 focos a mais registrados”, informa a bióloga Cristina Brandes Grosskopf. 
“Sem dúvida o mosquito é o vetor do processo, sem ele não há transmissão destas doenças. Por isso é tão importante o combate ao Aedes aegypti, principalmente por meio da eliminação dos criadouros”, reforça. 
Dos 23 focos, 21 são no Centro da cidade. 

 
Apoio da comunidade
A população precisa ajudar no controle dos focos do mosquito. Recipientes que podem conter água precisam ser vistoriados e eliminados corretamente como os vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas e cascas de ovos nos quintais. Importante também a vedação das caixas da água e manter calhas limpas.

Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, ajudam na proteção às picadas e podem ser uma das medidas preventivas adotadas. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Denúncias de locais com possíveis criadouros devem ser feitas no whatsapp pelo número 3622-8416.


Dia D leva 115 mil pessoas aos postos de Saúde em Santa Catarina e cobertura vacinal contra a gripe atinge 20% Anterior

Dia D leva 115 mil pessoas aos postos de Saúde em Santa Catarina e cobertura vacinal contra a gripe atinge 20%

Brasil integra rede da OMS para monitoramento de coronavírus Próximo

Brasil integra rede da OMS para monitoramento de coronavírus

Deixe seu comentário