logo RCN
Destaque

Canoinhense, ex-aluna do Curso Técnico em Edificações do IFSC conquista menção honrosa em concurso ibero-americano

Projeto desenvolvido pelos acadêmicos Hayane Liz Dobrikopf e Leonardo Dall’agnol foi o único premiado entre as instituições brasileiras

Os estudantes Hayane Liz Dobrikopf e Leonardo Egidio Santin Dall’agnol, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFFS – Campus Erechim, receberam Menção Honrosa no Concurso Estudantil Ibero-Americano de Arquitetura Bioclimática, promovido pela XIII Bienal José Miguel Aroztegui. O projeto premiado é resultante de um trabalho desenvolvido na disciplina de Projeto Arquitetônico e o Ambiente, da 5ª fase do curso, sob orientação dos professores Vinícius Cesar Cadena Linczuk e Ana Maria Schuch Araújo.

Participaram do concurso 20 instituições nacionais e internacionais, com até três trabalhos. O primeiro e o segundo lugar ficou para a Universidade de Buenos Aires e o terceiro lugar para a Universidade da República do Uruguai. As menções honrosas foram para a UFFS, para a Universidade de Buenos Aires e outras duas para a Universidade da República do Uruguai. A UFFS, portanto, foi a única instituição brasileira entre as premiadas.

O concurso teve por objetivo promover e incentivar a incorporação das técnicas bioclimáticas na construção do habitat humano, visando otimizar a qualidade ambiental e a eficiência energética por meio do uso privilegiado de recursos naturais renováveis. A primeira edição ocorreu em 1999. Em 2023, o tema proposto foi o desenvolvimento do projeto integrado de uma quadra/setor de um campus universitário. Os autores precisariam estar atentos em gerar espaços abertos positivos, que proporcionassem o sentimento de habitar, pertencer, socializar e descansar. A proposta deveria considerar a adequação ao meio climático e às exigências humanas; flexibilidade espacial e adaptação; saúde, bem-estar e produtividade; acessibilidade universal; eficiência energética e uso de fontes renováveis; além dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Segundo o professor Vinícius Linczuk, o resultado deve ser comemorado pela importância do concurso, que ocorreu em paralelo ao Encontro Nacional de Conforto Ambiental no Ambiente Construído (Encac) e Encontro Latino-Americano de Conforto Ambiental no Ambiente Construído (Elacac), promovido pela Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído e sediado por diferentes instituições de ensino superior no Brasil. Em 2023 o evento foi realizado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo.

Hayane e Leonardo apresentaram uma proposta de edifício que abrigaria a “Escola de Arquitetura e Urbanismo” no Campus Erechim. A concepção projetual foi determinada pela vontade de criar um edifício mais acolhedor para os estudantes. Por isso, os acadêmicos optaram pelo uso de curvas, que transmitem uma sensação visual de conforto ao usuário. As formas orgânicas foram integradas de acordo com a topografia do terreno, reduzindo o impacto sobre a mesma, sendo planejadas de maneira a permitir que a própria edificação resolvesse as restrições às quais está sujeita pelas condicionantes.


Diocese de Caçador inicia apresentação do Plano Diocesano de Pastoral nas paróquias Anterior

Diocese de Caçador inicia apresentação do Plano Diocesano de Pastoral nas paróquias

Sine oferece 11 novas oportunidades de emprego Próximo

Sine oferece 11 novas oportunidades de emprego

Deixe seu comentário