logo RCN
TURISMO

Rota das Capelas, de Canoinhas, recebe turistas estrangeiros pela primeira vez

  • - Rio da Areia do Meio e Pinheiros, no interior de Canoinhas, guardam três capelas que são verdadeiras obras de arte que retratam a fé e cultura de cada comunidade.

No final do mês passado, pela primeira vez os templos receberam turistas estrangeiros que percorreram a Rota das Capelas. Moradores do Chile, Colômbia e Equador, além de brasileiros, fizeram o tradicional passeio turístico. Neste passeio, também foi visitada a capela de Aparecida, no bairro Piedade.

 

“Tem muita cultura religiosa. As capelas são muito bonitas e bem conservadas e não somente as capelas, mas as comunidades eclesiásticas são bastante dinâmicas e acolhedoras, muito fervorosas”, disse o turista colombiano Jorge Ivan Botero Arango ao portal JMais.

 

Durante o passeio, os visitantes conheceram um pouco mais sobre a cultura da região e a arquitetura das capelas antigas de madeira, vivenciando um dia no campo junto de famílias que amam sua terra com muitas histórias para contar. A rota inclui visita a três capelas, ao presépio animado da família Friedrich, com três refeições inclusas (café da manhã, almoço e café rural de encerramento, com vários pratos regionais) e venda de produtos coloniais.

 

 

“Parabenizo o Brasil porque sua organização é muito boa. Há muita ordem e isso mostra muito bem a cultura de seu país”, afirmou a turista equatoriana Martha Garcia Jaramillo, em entrevista ao Portal JMais.

 

Fruto de um trabalho desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Canoinhas, Epagri, Associação Canoinhense de Turismo Rural (Acatur) e comunidades envolvidas, a Rota das Capelas oferece um passeio tranquilo, familiar e divertido, com gastronomia rural diversificada.

 

“A riqueza arquitetônica, gastronômica e cultural tanto da Rota das Capelas, quanto da Rota do Salto são orgulho para nós canoinhenses”, destaca o diretor de turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo, Marcelo Tokarski. Ele ainda complementa: "estamos trabalhando para apoiar as rotas já existentes e, também, para lançar mais uma ou duas rotas em Canoinhas. Potencial tem, só falta organizar, capacitar e criar uma governança para gerenciá-las. As parcerias com as entidades públicas e empresariais são fundamentais nesse processo".

 

Como fazer o passeio

O passeio na Rota das Capelas só funciona em grupos, com guiamento, em datas definidas (ou pré-agendadas). Ele inclui: transporte (ônibus ou microônibus), três refeições e as visitas nas capelas e no presépio animado. É um passeio bacana para todas as idades! Sai de Canoinhas, próximo à prefeitura, entre 7h50 às 8h15 e retorna entre 18h a 19h. Agendamentos podem ser feitos pelo contato 4799996-2358.

 

O tradicional passeio turístico recentemente passou por reestruturação pelo Sebrae, em parceria com a ACIC, ACATUR e IGR Caminhos do Contestado. A rota conta também com o apoio da prefeitura.


Rota das Capelas, de Canoinhas, recebe turistas estrangeiros pela primeira vez Anterior

Rota das Capelas, de Canoinhas, recebe turistas estrangeiros pela primeira vez

Canoinhas realiza eleição para Conselho de Assistência Social Próximo

Canoinhas realiza eleição para Conselho de Assistência Social

Deixe seu comentário