logo RCN
Curtas & Objetivas

Lúcio Colombo - 12/04/2024

Parabéns, Ana Caroline


A jovem Ana Caroline Batista e Silva acabam de se formar em Direito, em concorrida solenidade de Colação de Grau, no curso de Direito da UGV-Centro Universitário de União da Vitória-PR. – Ela é filha de Márcia Aparecida Batista dos Santos e de Marcos Paulo de Deus e Silva, da sociedade local. – O ritual do evento, começou no dia com a celebração de 3 de abril da Missa de Formatura, na Igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora das Vitórias, em Porto União, seguindo no dia 5 de abril com a Solenidade de Formatura, na sede social da UGV-Centro Universitário em União da Vitória-PR, culminando no dia 6, com o Baile de Formatura, realizado no mesmo local.

Podcast da Rádio Planalto entrevista Lilian Eliane Batschauer


A secretária de Esportes, Cultura, Turismo e Juventude do município de Irineópolis,  foi a convidada desta quinta-feira, 11,  do Podcast da Rádio Planalto local, denominado, “Memórias de Irineópolis”, apresentado pelo apresentador Everton Luiz. – A secretária fez uma breve explanação sobre os primórdios da colonização do povoado de “Valões”, contando a saga de famílias do patriarca, Caetano "Valoix", oficialmente tidos como pioneiros da criação do distrito de Porto União, que recebeu a denominação de terras de Valões.

- O turismo de aventuras e religioso foram destacados pela secretária, tais como o Môrro da Pedra Branca, espécie de mirante com visão de 360 graus da região, com mais de mil metros de altura, onde abrigou um grande reduto dos caboclos durante a guerra do contestado, a gruta do monge João Maria, local de peregrinação religiosa; o Cêrro de Maria Rosa, a capela de São Sebastião (em Timbózinho), a 2a. maior  igreja toda em madeira do Brasil;  a Gruta do KM 13, entre outros mais de 20 pontos turísticos, a maioria em propriedades particulares, a maioria de difícil acesso. 

- Os pontos de acesso mais fácil para visitação para o público citados, foram a Pousada e Pesque Pague Cipó, a Casa Amarela (Cel. Domit), o Pesqueiro Mazzi no Rio Tambó, a Estância Hidromineral Águas de Valões, a balsa no Rio Iguaçu.

- A Festa do Trator também mereceu destaque, como sendo a maior atração econômica, cultural e econômica do município, que mostra a força da agricultura de Irineópolis, atraindo milhares de pessoas  à cidade a cada dois anos, além do extenso calendário das atividades artístico-culturais, de esportes  de quadra e de campo, caminhadas, ciclismo, entre outras realizações  ao longo deste ano. (Foto: João Paulo Milita/RPI)

Bibliteca Infantil de Canoinhas (BIC)


Nesse edifício de arquitetura estilo neoclássico da década de 1920, funcionou por muitas décadas a BIC-Biblioteca Infantil de Canoinhas, idealizada e administrada pelo saudoso Frei Elziário (não recordo o sobrenome). -- Nos anos de 1960, frequentei muitas vezes, na companhia de meus primos e coleguinhas da vizinhança e das ruras do entorno da Praça Lauro Müller.

- Mais tarde, na adolescência, já estudando no 2º. do ginásio, no ex-Colegio Santa Cruz, à época administrado pelos Irmãos Maristas, emprestava livros da biblioteca em sala reservada aos adultos. -- Foi uma pena que as gerações seguintes não tiveram a oportunidade de frequentar esse verdadeiro tesouro de lazer, cultura e do conhecimento.

-- Os últimos proprietários, que lembro, foram o Sr. João Seleme e seu filho Zizinho Seleme, que venderam todo o patrimônio residencial e comercial (loja de autopeças), com fachada na Rua Paula Pereira, onde hoje está a loja Band e outras lojas até localizdas até a esquina da Rua Felipe Schmidt.


A BIC era aberta às crianças todos os sábados, das 14 às 17h30. Belas lembranças de tempos que deixaram saudade em algumas gerações que conheceram e frequentaram a biblioteca (Texto Lúcio Colombo - Fotos: Facebook – Canoinhas em Outros Tempos e Blog: Canoinhas Imagens)

Bela Vista do Toldo comemora 30 anos de emancipação Anterior

Bela Vista do Toldo comemora 30 anos de emancipação

Horóscopo para a segunda quinzena de abril Próximo

Horóscopo para a segunda quinzena de abril

Deixe seu comentário