logo RCN
FURTO

Museu das Armas é furtado; bandidos levaram relíquias históricas do Cerco da Lapa

O espaço foi invadido por bandidos que levaram do local armas, munições e uma espada, itens com valor histórico relacionado ao Cerco da Lapa.

O furto ocorreu entre a noite de sábado (30/07) e a madrugada de domingo (31/07) no Museu das Armas da Lapa. O espaço foi invadido por bandidos que levaram do local armas, munições e uma espada, itens com valor histórico relacionado ao Cerco da Lapa e, conforme especialistas, difícil de dimensionar. O departamento de Cultura fez boletim de ocorrência e imagens de segurança serão verificadas.

O Cerco da Lapa foi um episódio militar envolvendo o Exército Brasileiro, a Guarda Nacional, a Polícia Militar do Paraná e voluntários, durante a Revolução Federalista no início de 1894, quando a cidade de Lapa se tornou arena de um sangrento confronto entre as tropas republicanas, os chamados pica-paus (legalistas), e os maragatos (federalistas), contrários ao sistema presidencialista de governo.

Os legalistas resistiram ao cerco por 26 dias, mas sucumbiram pela falta de munição e comida, com a morte do General Carneiro. Essa batalha deu ao Marechal Floriano Peixoto, chefe da República, tempo suficiente para reunir forças e deter as tropas federalistas. Ao todo foram 938 homens entre forças regulares e civis voluntários, lutando contra as forças revolucionárias formadas por três mil combatentes.

Em relação aos artefatos históricos furtados, segundo levantamento inicial da Polícia Civil, duas metralhadoras, uma espada, um revólver, algumas munições e três carabinas foram levados do local. Esses objetos são relíquias históricas, ou usadas no Cerco da Lapa ou em uma das guerras mundiais. A partir do boletim de ocorrência, a Polícia Científica, com o apoio do investigador da Delegacia da Lapa, coletou informações no local.

Por conta do furto, o Museu de Armas está fechado neste domingo. O espaço está localizado na Alameda David Carneiro, em um prédio com mais de 150 anos de história. Ele existe desde 1993 e conta com um dos mais ricos acervos de armas de época do Paraná e do Brasil e contava, ao todo, com 600 peças. A construção está em anexo ao prédio em que funciona a Câmara de Vereadores da Lapa.

Segundo divulgou a prefeitura, o furto aconteceu nas duas primeiras salas do museu. A Polícia Científica, com o apoio do investigador da Delegacia da Lapa, coletou informações e realizou os trabalhos de papiloscópia. A Câmara disponibilizou as imagens das câmeras de segurança para ajudar nas investigações. Não há detalhes ainda de possível identificação de bandidos responsáveis pela invasão.


Da redação com informações e imagem da prefeitura da Lapa/Polícia Civil


Canoinhas terá Política Municipal do Idoso Anterior

Canoinhas terá Política Municipal do Idoso

Educação e Corpo de Bombeiros de Papanduva realizam treinamento sobre primeiros socorros Próximo

Educação e Corpo de Bombeiros de Papanduva realizam treinamento sobre primeiros socorros

Deixe seu comentário